Atrações do Entorno

    Santa Maria Madalena


  Foto : João Rafael Gomes de Almeida e Marins

A cidade em que se localiza a sede do parque apresenta boa estrutura para receber os turistas, com restaurantes, padarias e lanchonetes para alimentação, hotéis e pousadas.

Formado na época colonial, o município ainda mantém muito de sua arquitetura original em construções dos séculos XIX e XX. Além de seu valor histórico, também é conhecida por ser a cidade natal da atriz e humorista Dercy Gonçalves. O museu dedicado a sua carreira, localizado no Centro, é uma boa opção para o turista, além da praça que leva seu nome.

No Centro está o Horto Florestal Santos Lima, fundado em 1932 pelo botânico Joaquim dos Santos Lima Junior, que realizou expedições na região, hoje parque, e classificou diversas espécies de orquídeas e bromélias. Abriga cerca de 15 mil mudas, entre espécies de árvores frutíferas, ornamentais e de reflorestamento para comercialização.

Na área do horto está a sede do parque, com o Centro de Visitantes, áreas para lazer e educação ambiental e alojamento para pesquisadores.


  Foto : desconhecido

Denominada com o nome do fundador da cidade, o Padre Frouthé, onde entre os anos de 1884 e 1892, foi construída em estilo gótico francês a imponente igreja matris em homenagem à padroeira do município. Essa mesma praça também conta com dois quiosques - que servem guloseimas variadas, uma quadra de esportes - com piso de cimento, instalada a céu aberto e que conta com arquibancada fixa, jardins gramados, um parque infantil onde a criançada curte os prazeres que uma boa área de lazer e entretenimento, e ainda há nessa praça um belo lago - entrecortado por uma ponte de madeira com peixes e dois chafarizes que dão um colorido todo especial.

  End. : Rua Barão de Madalena, s/nº, Centro. 


  Foto : desconhecido

O museu foi inaugurado em 07 de setembro de 1996, em sua residência na Estrada do Bizzo. O seu acervo conta com objetos pertencentes à atriz e ao teatro. O museu retrata toda a vida da atriz em Madalena, quando menina. A mãe preta por quem foi criada e a simplicidade de onde vivia. No salão principal, há uma maravilhosa exposição de brilho, que está representada nas roupas usadas em cena. Os outros dois cômodos são cobertos de fotos que retratam todos os filmes e várias passagens de sua vida. No quarto em que dormia, foi conservado o mobiliário da atriz, onde estão suas roupas de dormir e a réplica de um camarim.

  Visitação : De segunda a sexta, das 12h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30.

  End. : Rua Cel. Manoel de Portugal, 1055 - Centro.


A Casa da Cultura Professor Francisco Portugal Neves funciona na antiga Estação Ferroviária da Leopoldina e preserva o acervo cultural do município: livros, revistas, fotografias, jornais locais publicados desde 1878 , instrumentos musicais, álbuns, monografias, mapas, peças artísticas dos séculos XVIII e XIX e maquinário antigo de imprensa. A Casa promove iniciativas como edição e lançamento de livros, exposições, cursos, seminários e eventos. Abriga as Bibliotecas Pública Municipal Mariano de Oliveira e Infantil Jornalista Bethralda de Lauro.

  Visitação : Diariamente, das 8h às 16h.

  End. : Rua José Bechara Rafael, s/nº, Centro.

  Tel. : (22) 2561 3011

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017